terça-feira, 7 de agosto de 2012

Precauções a ter antes da prova.


A organização tem como preocupação, informar todos os participantes desta prova, bem como todos os amantes deste desporto, das precauções a ter e a preparação ideal para uma prova de 10 km.   

            Deste forma apresentamos aqui as 15 dicas mais importantes para correr de forma saudável:

1ª) Uma boa noite de sono faz a diferença. Durma entre seis a oitos horas;

2ª) Descanse entre os treinos. O corpo precisa de tempo para se recuperar;

3ª) No máximo, corra em média três vezes por semana; mas isso depende também da sua resistência e capacidade física;

 
4ª) Coma carboidratos (massas) - São óptimas fontes de energia, mas sem exagerar;


5ª) A banana é a fruta que não pode faltar na dieta, pois é rica em potássio e pode ajudar a evitar câimbras;


6ª) Durante os treinos, beba água ou isotónicos - Gatorade (estes últimos, especialmente se a duração for prolongada - acima de 1 a 1,5h) e, no decorrer do dia, muitos sumos de fruta para repor a energia e os minerais perdidos com o suor;


7ª) Use roupas leves: existem t-shirts e calções com tecidos especiais que fazem o suor evaporar rapidamente;


8ª) De dia, óculos escuros, protector solar para o corpo todo, inclusive nos lábios; bonés também podem ajudar;


9ª) Há noite, roupas coloridas ou com fitas reflectivas coladas;

10ª) Os homens devem usar cuecas confortáveis, mas não largas. Para as mulheres, tops com boa sustentação;


11ª) Em provas de longa distância, para evitar assaduras, aplique vaselina nas axilas, coxas e mamilos.


12ª) A escolha do ténis é muito importante: adquira um número maior que o seu, porque os pés incham durante a corrida;


13ª) Fique longe das solas planas e finas: o ideal são solas grossas e macias;

14ª) O ténis deve ser leve, confortável e adequado ao seu tipo de pisada: há vários tipos específicos para caminhada ou corrida. Na dúvida, realize o teste da pisada e descubra se você é do tipo que "pisa para fora, para dentro, ou é neutro";


15ª) Troque o calçado, em média, a cada seis meses.

Ao iniciar qualquer tipo de desporto é fundamental realizar uma avaliação médica e física para conferir como anda o funcionamento do corpo, além de garantir que os exercícios sejam executados num ritmo seguro e saudável.

"É importante conhecer, antecipadamente, o percurso em que será feita a corrida. Prestar atenção às curvas, buracos, movimento de pedestres e carros. Antes e depois de qualquer competição, ou treino, é essencial o chamado "aquecimento"; alongar e, principalmente, aquecer a musculatura evita lesões durante o exercício; além de ser uma óptima maneira de relaxar. A organização vai como já foi anunciado, momentos antes da prova, fazer uma caminhada a pé, com todos os atletas, para dar a conhecer o circuito.

No inico, durante e no fim da prova serão distribuídas águas frescas e barras de cereais no fim.

Muita atenção à alimentação:

Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.

Siga estas dicas e tome todas as precauções para evitar lesões e tenha muito cuidado com a alimentação.

A Organização deseja boa sorte a todos os atletas.   


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